Mnuchin critica matérias sobre restrições ao investimento chinês
Por Investing.com – Stephen Mnuchin, secretário do Tesouro dos EUA, criticou as matérias que afirmam que o presidente Donald Trump está elaborando planos para impedir que muitas empresas chinesas invistam em empresas de tecnologia dos EUA.
“As matérias sobre restrições de investimento na Bloomberg & WSJ são falsas, são fake news”, disse Mnuchin em um tuíte.
“O informante não existe ou não conhece bem o assunto. A declaração não será específica para a China, mas para todos os países que estão tentando roubar nossa tecnologia.”
On behalf of @realDonaldTrump, the stories on investment restrictions in Bloomberg & WSJ are false, fake news. The leaker either doesn’t exist or know the subject very well. Statement will be out not specific to China, but to all countries that are trying to steal our technology.
— Steven Mnuchin (@stevenmnuchin1) June 25, 2018
Os ânimos do mercado foram abalados depois que o Wall Street Journal noticiou no domingo que Trump tem planos de impedir que empresas com pelo menos 25% de participação chinesa adquiram de empresas americanas envolvidas em “tecnologia industrialmente significativa”, como robótica e tecnologia aeroespacial.
Trump também está planejando restringir que empresas norte-americanas vendam certas tecnologias para a China, segundo a matéria.
Tal movimento iria contrariar uma iniciativa chinesa de ser líder global em tecnologia e marcaria outra escalada no conflito comercial entre Washington e Pequim, após a ameaça de tarifas retaliatórias.
A matéria aumentou as preocupações com o recente aumento nas tensões comerciais globais depois que Trump ameaçou impor uma tarifa de 20% sobre as importações de carros da União Europeia.
A ameaça de Trump aconteceu depois que a União Europeia impôs tarifas sobre uma série de importações dos EUA em resposta às tarifas de aço e alumínio da Casa Branca.