Mistura maior de etanol na gasolina avança em Brasília; confira como fica o biocombustível
A pauta chamada de “Combustível do Futuro” está avançando no Congresso. O projeto de lei 528/2020 aumenta a mistura de etanol à gasolina e a adição de biodiesel ao diesel, além de criar programas nacionais de diesel verde, de combustível sustentável para aviação e de biometano.
A PL foi analisada pela Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado na semana passada e volta para debate na comissão na próxima quinta-feira (25).
- Receba matérias especiais do Money Times + recomendações de investimentos diretamente em seu WhatsApp. É só clicar aqui e entrar na In$ights, comunidade gratuita.
O texto que tramita no Congresso fixa em 27% o percentual obrigatório de adição do álcool etílico anidro, o etanol, à gasolina, com margem para ampliação dessa adição a até 35%. Atualmente, esse percentual é de 22%, com ampliação para até 27,5%.
Já no caso do biodiesel, a proposta é acrescentar 1 ponto percentual de mistura anualmente, a partir de 2025, até atingir 20% em março de 2030. Atualmente, a mistura no diesel é de 14%.
Confira outras mudanças que podem ter nos combustíveis
Segundo informações da Agência Senado, também vai analisar o projeto que cria limites de emissões de gases do efeito estufa para empresas. O texto estabelece um mercado regulado de títulos de compensação e geração de créditos por emissões de gases de efeito estufa.
Também está em debate políticas públicas sobre o hidrogênio verde para fomentar a tecnologia de geração de energia limpa.