Combustíveis

Mistura do biodiesel no óleo diesel é elevada para 14% a partir desta sexta (1); veja impacto nas bombas

01 mar 2024, 12:52 - atualizado em 01 mar 2024, 12:52
diesel
Porcentagem de mistura do biodiesel no diesel sobe para 14% a partir desta sexta-feira (1) (Imagem: Reuters/Andrew Kelly)

A partir desta sexta-feira (1) passa a valer a nova mistura de biodiesel no óleo diesel. Conforme aprovado em dezembro de 2023 pelo Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), o percentual obrigatório do biocombustível passa de 12% para 14%.

À época da aprovação, o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, comentou que foi antecipada, também para 2025, a mistura de 15% prevista para 2026.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qual será o impacto de nova mistura sobre o diesel?

De acordo com levantamento da agência Argus, os preços do biodiesel colocados nas distribuidoras do Brasil estão oscilando perto dos menores níveis desde julho do ano passado.

Dessa maneira, o impacto do custo do biocombustível no diesel nos postos deve ser quase nulo após a mudança da mistura nesta sexta.

O mercado tem observado uma boa oferta de óleo de soja, principal matéria-prima do biodiesel no Brasil, permitindo que a mistura de biodiesel no diesel seja elevada sem sobressaltos, segundo especialistas ouvidos pela Reuters.

“Quando acontece essa mudança de dois pontos na mistura não deve ter aumento de preço significativo justamente porque no momento os preços da matéria-prima e, portanto, do biodiesel, estão deprimidos”, afirmou especialista em combustível da Argus, Amance Boutin.

*Com informações da Reuters