Ministros de Relações Exteriores da UE vão se reunir para discutir ameaças de Putin
Os ministros das Relações Exteriores da União Europeia realizarão uma reunião de emergência em Nova York ainda nesta quarta-feira, depois que o presidente russo, Vladimir Putin, ordenou a mobilização de centenas de milhares de russos para lutar na Ucrânia.
Os ministros das Relações Exteriores do bloco estão em Nova York para o encontro anual de líderes mundiais na Organização das Nações Unidas.
O chefe de política externa da UE, Josep Borell, disse que o anúncio de Putin – que incluiu medidas para anexar faixas do território ucraniano e uma ameaça de usar armas nucleares para defender a Rússia – mostrou pânico e desespero.
“Os ministros precisam discutir essa ameaça, reiterar o apoio contínuo à Ucrânia e alertar a comunidade internacional sobre a situação inaceitável em que Putin está colocando todos nós”, disse Borrell a repórteres.
Ele disse que os ministros discutirão o apoio militar contínuo à Ucrânia e outras possíveis sanções à Rússia.
“Está claro que a Rússia quer destruir a Ucrânia”, disse Borrell. “Não seremos intimidados.”
Borrell disse que, embora a UE apoie a Ucrânia, o bloco “não está participando da guerra, não somos beligerantes”. Ele disse que não tem planos de se encontrar com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, enquanto os dois estiverem em Nova York nesta semana.
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!