CryptoTimes

Ministros de Finanças da Europa querem restringir emissores de stablecoins

11 set 2020, 15:52 - atualizado em 11 set 2020, 15:52
Bandeira da União Europeia
Stablecoins são criptomoedas lastreadas em uma moeda fiduciária (dólar, euro, libra) para combater a volatilidade do mercado (Imagem: Reuters/Hannah Mckay)

Ministros de finanças de grandes países-membro da União Europeia pedem que o braço executivo do bloco limite stablecoins e suas emissoras.

Segundo a Reuters, ministros da França, Alemanha, Espanha, Países Baixos e Itália emitiram um chamado no primeiro dia de um evento da União Europeia sendo realizado esta semana.

Reuters noticiou que Olaf Scholz, ministro das finanças da Alemanha, afirma que stablecoins não devem ser operadas no bloco a menos que se encaixem aos requisitos regulatórios.

“O banco central [BCE] é o único que pode emitir uma moeda. Isso é algo que não pode ser prejudicado ou enfraquecido por qualquer tipo de projeto, incluindo Libra”, disse Bruno Le Maire, ministro das finanças da França.

Um relatório recente do jornal Euractiv debateu quais poderiam ser as medidas — pelo menos, inicialmente.

Nessa quinta-feira (10), citando documentos vazados, o jornal afirmou que um grupo supervisório, composto de “autoridades nacionais e europeias” será criado para supervisionar atividades relacionadas a criptoativos na União Europeia.

O jornal disse que formas “significativas” de dinheiro digital serão reguladas com apoio da Autoridade Bancária Europeia (EBA) e estarão sujeitas a suas regras. Ainda assim, o órgão regulatório terá uma ampla estrutura de supervisão envolvendo autoridades financeiras a nível estatal e europeu.