Internacional

Ministros das Finanças do G7 alertam Rússia sobre consequências econômicas “enormes” em caso de ataque à Ucrânia

14 fev 2022, 9:59 - atualizado em 14 fev 2022, 9:59
Membro das Forças Armadas da Ucrânia
“O aumento contínuo das forças armadas russas nas fronteiras com a Ucrânia é motivo de grande preocupação” escreveram em comunicado conjunto, os ministros das Finanças do G7 (Imagem: REUTERS/Anna Kudriavtseva)

Os ministros das Finanças do G7, grupo de grandes economias ocidentais, alertaram a Rússia nesta segunda-feira sobre consequências econômicas “enormes” se o país decidir invadir a Ucrânia, a cuja economia também prometeram apoio rápido e decisivo.

“O aumento contínuo das forças armadas russas nas fronteiras com a Ucrânia é motivo de grande preocupação. Nós, os ministros das Finanças do G7, destacamos nossa prontidão para agir rápida e decisivamente para apoiar a economia ucraniana”, escreveram em comunicado conjunto.

“Qualquer agressão militar adicional da Rússia contra a Ucrânia será recebida com uma resposta rápida, coordenada e vigorosa”, acrescentaram.

“Estamos preparados para impor coletivamente sanções econômicas e financeiras que terão consequências enormes e imediatas na economia russa”.