Eleições 2022

Ministro do TSE descarta adiar votação por causa das operações da PRF

30 out 2022, 16:15 - atualizado em 30 out 2022, 16:15
Alexandre de Moraes
(Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, informou que todas as operações da Polícia Rodoviária Federal (PRF) foram cessadas neste domingo (30), mas que o horário de votação não será alterado – ou seja, o pleito terminará às 17h.

De acordo com Moraes, o diretor-geral da PRF, Silvanei Vasques, disse que as operações foram baseadas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), como um pneu careca. No entanto, isso não impediu que os eleitores chegassem às seções eleitorais.

As operações duraram, em média, entre 15 e 20 minutos e apenas geraram atrasos, mas que os ônibus não voltaram para o local de origem.

As estimativas são de que foram realizadas mais de 500 ações de fiscalização contra ônibus, 70% a mais do que no primeiro turno. Além disso, a maior parte delas aconteceram no Nordeste.

De acordo com o ministro, a votação de encerra às 17h e os eleitores que já estiverem na fila até esse horário terão o direito de votar.

Moraes também determinou que todas as operações sejam encerradas, inclusive as baseadas no CTB para evitar mais atrasos.

O TSE irá investigar o motivo de as operações terem sido realizadas, mesmo com a proibição da justiça.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Editora
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
juliana.americo@moneytimes.com.br
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.