Política

Ministro do TCU pede licença após vazamento de áudio em que prevê para breve desfecho forte para nação

22 nov 2022, 12:49 - atualizado em 22 nov 2022, 12:49
Augusto Nardes
Uma nota divulgada pela assessoria do ministro afirmava que Nardes repudia manifestações antidemocrática (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

O ministro Augusto Nardes, do Tribunal de Contas da União (TCU), pediu licença por cinco dias a partir desta terça-feira, informou a assessoria do órgão, após o vazamento de um áudio em que ele comentava sobre um movimento “muito forte nas casernas” e previa para breve um “desenlace bastante forte na nação”.

Em uma primeira reação ao vazamento, uma nota divulgada pela assessoria do ministro afirmava que Nardes repudia manifestações antidemocráticas e lamentava a interpretação do áudio dirigido a um grupo de amigos.

“Para que não pairem dúvidas, esclarece que repudia peremptoriamente manifestações de natureza antidemocrática e golpistas, e reitera sua defesa da legalidade e das instituições republicanas”, afirma a nota.

No áudio divulgado pelo jornal Folha de S.Paulo no final de semana, Nardes afirma que “está acontecendo um movimento muito forte nas casernas”.

“Eu acho que é questão de horas, dias no máximo, uma semana, duas, talvez menos que isso. O que vai acontecer? Um desenlace bastante forte na nação”, afirma o ministro do TCU, que diz ainda que se encontrou com o presidente Jair Bolsonaro.

Apesar da nota divulgada pela assessoria do ministro, houve pressão para uma medida mais drástica em relação a ele, segundo uma fonte do tribunal, e Nardes preferiu pedir uma licença médica.

Essa fonte afirmou ainda que o tribunal vai avaliar eventuais medidas em relação ao ministro.

Desde o segundo turno da eleição presidencial, grupos bolsonaristas realizam bloqueios em estradas e se reúnem diante de quartéis das Forças Armadas pedindo uma intervenção militar contra a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva no pleito.

Bolsonaro em nenhum momento reconheceu publicamente a derrota na disputa, mas permitiu que o processo de transição de governo fosse iniciado, conforme prevê a legislação. Lula tomará posse em 1º de janeiro de 2023.

Siga o Money Times no Facebook!

Conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Clique aqui e comece a seguir a página do Money Times no Facebook!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar