Últimas Notícias Tesouro Direto Nova Previdência Cotações Comprar ou Vender Cripto
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Ministro de Minas e Energia defende venda da Eletrobras com golden share

Investing.com Brasil - 14/02/2019 - 12:45

Eletrobras

Por Investing.com – O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, defendeu ontem em entrevista à jornalista Julia Duailibi da GloboNews, a privatização da Eletrobras (ELET3) com uma cláusula de golden share. O objetivo do governo é realizar a venda da estatal ainda no primeiro semestre deste ano.

XP vs BTG: Cade dá 10 dias para corretora se defender; veja parecer

Na parte final da manhã desta quinta-feira, as ações da companhia operam em alta de 0,27% a R$ 36,91.

Continua depois da publicidade

Segundo o ministro, uma de funções no cargo é garantir o interesse público, que ficaria protegido em modelo de privatização que será definido e discutido no Congresso Nacional no decorrer do ano.

A inclusão da golden share já era defendida pelo ministério durante o governo de Michel Temer. A cláusula dá poder de veto à União em determinados assuntos estratégicos.

As Melhores Ações da Bolsa: Clique aqui e conheça agora

No ano passado, o presidente da estatal, Wilson Ferreira Junior, disse em entrevista à Rádio CBN que o projeto de lei para privatização da companhia incluiria uma Golden share, ação especial do governo. A proposta era para que a estatal torna-se uma corporação, de capital difuso, e que o governo reduza sua fatia, que hoje é de 60%.

O tema já havia sido defendido por Jair Bolsonaro no começo do ano passado, quando ainda era pré-candidato à presidência. Na ocasião, defendeu a privatização com cláusula de golden share.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Money Times no Messenger!
Notícias selecionadas para você