Ministério de Minas e Energia

Ministro de Minas e Energia dá posse a dois novos diretores da ANM

12 ago 2021, 18:23 - atualizado em 12 ago 2021, 18:24
O ministro Bento Albuquerque afirmou, durante a cerimônia de posse, que a ANM vem realizando “esforços importantes” para leilões de disponibilidade de áreas, digitalização de processos minerários e fiscalização de barragens (Imagem: flickr/Ministério de minas e energia)o

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, deu posse nesta quarta-feira a Ronaldo Jorge da Silva Lima e Guilherme Santana Lopes Gomes como novos diretores da Agência Nacional de Mineração (ANM), informou a pasta em nota.

De acordo com o ministério, Lima cumprirá mandato de 16 meses, em vaga aberta pela renúncia do ex-diretor Eduardo Leão, ocorrida em março deste ano. Já Gomes assume o lugar de Tomás Albuquerque, cujo mandato terminou em dezembro de 2020.

Geólogo formado pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Ronaldo Jorge da Silva Lima dirigia desde 2019 a diretoria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Pará.

Guilherme Santana Lopes Gomes, por sua vez, é formado em Engenharia de Minas pela Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) e servidor de carreira da ANM. Seu mandato como diretor da agência irá até dezembro de 2014.

O ministro Bento Albuquerque afirmou, durante a cerimônia de posse, que a ANM vem realizando “esforços importantes” para leilões de disponibilidade de áreas, digitalização de processos minerários e fiscalização de barragens.

“A ANM tem contribuído para conferir maior segurança e redução de incertezas, necessárias para maior dinamismo da atividade mineral”, disse Albuquerque.

reuters@moneytimes.com.br