Ministro das Finanças do Japão e Yellen terão primeira conversa por telefone
O ministro das Finanças japonês, Taro Aso, e a secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, conversarão por telefone pela primeira vez nesta segunda-feira, disse uma fonte do governo, à medida que os dois países continuam sua batalha para amortecer o golpe econômico da Covid-19.
A conversa provavelmente será realizada na noite desta segunda-feira, no horário de Tóquio, disse a fonte à Reuters sob condição de anonimato devido à delicadeza do assunto.
Aso disse ao Parlamento no mês passado que esperava manter conversas online com a nova secretária do Tesouro dos EUA o mais rápido possível, acrescentando que as opiniões do Japão sobre os principais tópicos econômicos estavam em linha com as expressas por Yellen em seu depoimento ao Congresso norte-americano.
O foco para as autoridades japonesas é a política cambial dos EUA sob o governo Biden, devido à longa história de Tóquio de ter que controlar os investidores ou intervir diretamente nos mercados de câmbio para lidar com picos indesejados do iene que prejudicam as exportações.