Internacional

Ministro das Finanças britânico defende aumento de impostos em meio a críticas no partido

18 nov 2022, 9:15 - atualizado em 18 nov 2022, 9:15
Jeremy Hunt
Hunt anunciou aumentos de impostos e gastos públicos mais rígidos na quinta-feira, dizendo que teve que reduzir a inflação, que disparou desde a invasão russa da Ucrânia (Imagem: REUTERS/Toby Melville)

O ministro das Finanças do Reino Unido, Jeremy Hunt, respondeu aos críticos dentro de seu Partido Conservador, que estão insatisfeitos com seu plano de aumentar os impostos, dizendo nesta sexta-feira que seu novo orçamento é necessário para combater a inflação que atinge o maior nível em quatro décadas.

Hunt anunciou aumentos de impostos e gastos públicos mais rígidos na quinta-feira, dizendo que teve que reduzir a inflação, que disparou desde a invasão russa da Ucrânia devido ao agravamento das interrupções globais nas cadeias de suprimentos que persistiram após a pandemia da Covid-19.

Analistas orçamentários do Reino Unido disseram que as famílias enfrentarão um impacto negativo em nível recorde nas condições de vida nos próximos dois anos, à medida que o aumento da inflação, que atingiu uma máxima de 41 anos de 11,1% em outubro, corrói a renda.

“Os próximos dois anos serão desafiadores, mas acho que as pessoas querem um governo que tome decisões difíceis, que tenha um plano que reduza a inflação, pare com os grandes aumentos nas contas de energia e nas compras semanais, ” Hunt disse à Sky News.

“Nada disso é fácil, mas é o correto a se fazer.”

Questionado se o Partido Conservador apoiará suas medidas para aumentar os impostos em um momento em que a economia está encolhendo, o ministro das Finanças disse que não tinha escolha a não ser tomar decisões difíceis.

“Não há nada de conservador em gastar dinheiro que você não tem”, disse ele. “Não há nada de conservador em não combater a inflação. Não há nada de conservador em evitar decisões difíceis que colocam a economia na direção certa.”

Mas houve rumores de descontentamento de alguns membros importantes do partido, que forma o governo desde 2010.

“O que me preocupa é que estamos definindo nossa política tributária com base em previsões historicamente imprecisas e que o que realmente precisamos fazer é ter uma estratégia de crescimento e buscar impostos mais baixos”, disse Jacob Rees-Mogg, um ministro importante durante o breve mandato de Liz Truss, ao Channel 4 News.

O órgão fiscalizador do Reino Unido, o Escritório de Responsabilidade Orçamentária, disse na quinta-feira que Hunt está a caminho de cumprir uma nova meta que estabeleceu para o governo de reduzir a dívida pública como parcela da produção econômica em cinco anos.

Siga o Money Times no Facebook!

Conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Clique aqui e comece a seguir a página do Money Times no Facebook!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar