4G plus não é 5G, alerta ministro das Comunicações
O ministro das Comunicações, Fábio Faria, postou um vídeo em suas redes sociais nesta terça-feira (15) em que alerta sobre o aparecimento de um sinal de 5G nos aparelhos celulares que não corresponde à nova tecnologia de telefonia móvel, que ainda não foi implantada no país.
Ele pediu às operadoras de telecomunicações para não colocarem essas informações nos telefones dos usuários.
Queria fazer um alerta: ainda não temos 5G no Brasil!
Muita gente está confusa com aquele “5G” que aparece no canto da tela, mas aquilo é apenas um 4G ampliado. Já pedi às empresas que retirem.
Vocês vão se surpreender com a diferença do #5G! ? pic.twitter.com/1tRAFMedpz
— Fábio Faria ?????? (@fabiofaria) June 15, 2021
“Eu mandei uma carta para a Anatel [Agência Nacional de Telecomunicações] e para as empresas de telecomunicações para que não coloquem o 5G nos telefones celulares. As pessoas estão me perguntando e esse 5G que está aparecendo não é o 5G. Nós não temos ainda o 5G, é apenas um 4G plus [mais, em inglês]. Isso está confundindo a cabeça das pessoas”, advertiu.
O leilão das frequências de 5G deve ser realizado no segundo semestre. A nova tecnologia promete velocidades de internet até 100 vezes superiores às do 4G, que poderão viabilizar, por exemplo, a utilização em larga escalada da internet das coisas por empresas.
A previsão é que a tecnologia esteja em funcionamento em todas as 27 capitais do país até o final do ano que vem.
“Eu quero dizer a vocês [que] isso é um teste, sempre que mudam do 3G para o 4G, do 4G para o 5G, elas fazem esse tipo de teste, mas não é um 5G que nós teremos no Brasil”, disse o ministro.