Ministério das Finanças alemão vê atividade econômica fraca no fim de 2022 e início de 2023
O Ministério das Finanças da Alemanha projeta que a atividade na maior economia da Europa permanecerá fraca durante o quarto trimestre deste ano e o primeiro trimestre do próximo, com as taxas de inflação recuando durante 2023, segundo seu relatório mensal.
“Em geral, a evolução econômica deve permanecer fraca”, disse o relatório, publicado nesta quinta-feira.
“No entanto, a evolução relativamente constante do mercado de trabalho e as medidas de alívio do governo … estão dando um impulso de apoio”, disse, acrescentando que as estimativas atuais apontam para taxas de inflação decrescentes, embora ainda em nível elevado, no próximo ano.
Em uma entrevista no relatório, o ministro das Finanças, Christian Lindner, disse que sua resposta à invasão russa da Ucrânia levou a níveis de endividamento mais altos do que ele gostaria.
Isto, entretanto, era inevitável, pois era necessária uma resposta especial a desafios como o aumento dos preços da energia.
“Caso contrário, os danos econômicos a longo prazo para nosso país seriam maiores do que o peso da dívida atual”, disse ele.
Desde que Linder assumiu o cargo há um ano, a dívida subiu para cerca de 500 bilhões de euros, incluindo um escudo protetor de 200 bilhões de euros contra os altos preços da energia e 100 bilhões de euros para modernizar as forças armadas.