Saúde

Ministério da Saúde confirma 2º caso de varíola dos macacos no Brasil

11 jun 2022, 18:12 - atualizado em 11 jun 2022, 18:12
Ministério da Saúde varíola macacos
Vigilância: Ministério da Saúde soube do segundo caso de varíola dos macacos nesta sexta (Imagem: REUTERS/Adriano Machado)

O Ministério da Saúde informou neste sábado (11) que recebeu a confirmação do segundo caso de varíola dos macacos no Brasil em um homem de 29 anos que voltava de viagem à Espanha.

A pasta disse, por meio de nota, ter sido notificada na noite da sexta-feira sobre a confirmação do caso, ocorrida por meio de exame laboratorial RT-PCR realizado em consultório particular da Espanha.

Também segundo o ministério, o homem, que mora em São Paulo, teve novas amostras colhidas para análise do Instituto Adolfo Lutz.

A pasta acrescentou que foram adotadas medidas como o isolamento do paciente e o rastreamento de contatos no voo internacional com o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Três pessoas estão sendo contatadas para orientações e monitoramento.

Centenas de casos de varíola dos macacos foram reportados globalmente nas últimas semanas, fora do continente africano, onde a doença é endêmica.

A varíola dos macacos é transmitida por contato próximo com alguém que tem o vírus ou com as feridas provocadas pela doença.

Entre para o nosso Telegram!

Faça parte do grupo do Money Times no Telegram. Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundo. Entre agora para o nosso grupo no Telegram!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar