BusinessTimes

Ministério da Economia não se oporá a mudança na política de preços da Petrobras, indica fonte

07 mar 2022, 19:23 - atualizado em 07 mar 2022, 19:23
Petrobras
O Ministério da Economia não está discutindo diretamente a política de preços da Petrobras (Imagem: REUTERS/Sergio Moraes)

O Ministério da Economia não está discutindo diretamente a política de preços da Petrobras, disse na segunda-feira uma fonte do ministério familiarizada com o assunto, sinalizando que não haverá apoio ou oposição a uma mudança na forma como os preços dos combustíveis flutuam dependendo do preço do petróleo no mercado internacional.

De acordo com a fonte, que falou sob condição de anonimato, o debate será liderado pelo Ministério de Minas e Energia e pela própria estatal.

O presidente Jair Bolsonaro pediu nesta segunda-feira o fim de uma política de preços de combustíveis na qual a Petrobras visa a paridade local com os preços globais, que dispararam após a invasão da Ucrânia pela Rússia. A Petrobras detém cerca de 80% da capacidade de refino do Brasil.

A discussão do tema no governo ocorre em meio a preocupações com o impacto dos preços do petróleo na trajetória da inflação no ano eleitoral.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que lidera as pesquisas de intenção de voto para o pleito presidencial, já afirmou que, caso eleito, não manterá o preços dos combustíveis vinculado ao dólar.

Para o Ministério da Economia, a alternativa ideal para lidar com a alta das cotações do petróleo é um projeto de lei em tramitação no Congresso (PL 11) que autoriza a alteração da fórmula do ICMS incidente sobre combustíveis para a adoção de um valor fixo em reais, e não percentual, como ocorre atualmente.

O governo defende que os Estados estão em condições de dar uma contribuição na contenção dos preços na medida em que tiveram ganhos expressivos de arrecadação no último ano.

A fonte do ministério, reiterou, ainda, que a equipe econômica é terminantemente contrária à proposta de criação de um fundo de estabilização dos preços dos combustíveis prevista em outro projeto de lei em discussão (PL 1472).

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar