Economia

Ministério da Economia amplia projeção para alta do PIB em 2022 de 2% para 2,70%

15 set 2022, 9:57 - atualizado em 15 set 2022, 9:57
No curto prazo, a projeção de crescimento do PIB para o terceiro trimestre do ano, em relação ao mesmo período de 2021, é de 3,4%.

O Ministério da Economia revisou a sua projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2022. Para o ano, o PIB foi elevado de 2% para 2,70%. Além disso, para os anos seguintes até 2026, a alta do PIB permanece em 2,50%.

Rogério Boueri, chefe da Assessoria Especial de Estudos Econômicos, aponta que a elevação é reflexo da aceleração do mercado de trabalho, do aumento dos investimentos e do setor de serviços.

“O ritmo de crescimento do PIB tem surpreendido a todos. A mediana dos economistas estava em 0,3% no início do ano e, agora, já está em 2,39% com viés de alta. O Ministério da Economia também subestimou o crescimento neste ano, tanto que essa é nossa segunda revisão para cima”, afirma.

No curto prazo, a projeção de crescimento do PIB para o terceiro trimestre do ano, em relação ao mesmo período de 2021, é de 3,4%. Em relação ao trimestre anterior, a projeção de variação é de 0,4%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Inflação

De acordo com os dados divulgados pela Secretaria de Política Econômica, o governo também revisou o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). A projeção para a inflação recuou de 7,20% para 6,30%

Para 2023, a projeção se manteve em 4,50%. A partir de 2024, o Ministério da Economia espera uma convergência da inflação para a meta de 3%.

Já em relação ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), a projeção para 2022 reduziu-se de 7,40% para 6,54%. Para 2023, o indicador segue em 4,86%.

Por fim, a inflação prevista para o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) em 2022 passou de 11,51% para 9,44%.

Siga o Money Times no Instagram!
Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais…Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Editora
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
juliana.americo@moneytimes.com.br
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.