Ministério da Agricultura considera 12 marcas de azeite impróprias para consumo; veja quais
O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou nesta terça (22), uma lista com 12 marcas de azeite impróprias para consumo. O novo alerta de risco foi emitido após análises que detectaram a presença de outros óleos vegetais, não identificados, na composição dos azeites.
Em nota, o Mapa afirma que a falta de identificação das substâncias compromete a qualidade e a segurança das mercadorias. “Os produtos representam risco à saúde dos consumidores, dada a falta de clareza sobre a procedência desses óleos”.
As 12 marcas consideradas irregulares são:
- Grego Santorini;
- La Ventosa;
- Alonso;
- Quintas D’Oliveira;
- Olivas Del Tango;
- Vila Real;
- Quinta de Aveiro;
- Vincenzo;
- Don Alejandro;
- Almazara;
- Escarpas das Oliveiras;
- Garcia Torres.
Alertas e dicas para o consumidor
O Governo orienta a suspensão imediata do uso dessas marcas e recomenda que o consumidor busque a substituição do produto, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor. Além disso, o Ministério também elenca algumas dicas:
- Desconfiar de preços abaixo da média;
- Verificar se a empresa está registrada no Mapa;
- Conferir lista de produtos irregulares já apreendidos;
- Não comprar azeite a granel;
- Ficar atento à data de validade e aos ingredientes contidos;
- Optar por produtos com a data de fabricação mais próxima.
As coletas de amostras e a fiscalização dos produtos são conduzidas pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária, com análises realizadas no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA). Denúncias sobre a venda de produtos fraudulentos podem ser feitas por meio do canal oficial Fala.BR, com a indicação do local de compra.
Como fica o mercado brasileiro se Trump vencer? Confira o que esperar no Giro do Mercado desta quarta-feira (23) clicando aqui: