Anvisa ainda não tem data para uso de laboratórios veterinários para produção de vacinas
A Anvisa se reuniu, na manhã desta quinta-feira (15/04), com a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina para dar continuidade as discussões sobre o uso do parque tecnológico da indústria veterinária.
De acordo com informações apuradas pela equipe do Money Times na agenda de hoje entre o diretor-presidente da Anvisa, Antônio Torres e a ministra Tereza Cristina foram abordadas questões sobre a possibilidade de adaptação das estruturas da indústria veterinária para a produção de medicamentos e vacinas contra a Covid-19.
O encontro dá continuidade a reunião realizada no dia 29 de março, quando foram indicados os principais pontos de atenção para este processo.
A Anvisa afirma que o assunto continua em análise. Mas que o interesse na adaptação, produção e investimentos depende de cada empresa.
Em nota, a agência pontuou as questões mais importantes nessa avaliação, como os cuidados necessários para evitar a contaminação cruzada que pode ocorrer em razão do uso das estruturas fabris para produtos veterinários.
A Anvisa também ressaltou a importância de verificar ainda possíveis alterações em virtude da manipulação das vacinas e medicamentos em estruturas que não foram destinadas originalmente para a saúde humana.
E por fim, pontou que está avaliando todas as estratégias para ampliar a disponibilidade de vacinas sem, no entanto, abandonar os pilares da qualidade, eficácia e segurança.