AgroTimes

Ministério da Agricultura considera 2 marcas de azeite impróprias para consumo; veja quais

22 fev 2025, 10:06 - atualizado em 22 fev 2025, 10:06
páscoa azeite
Duas marcas de azeite são consideradas impróprias para consumo, após análises que detectaram a presença de outros óleos vegetais. (Foto: Ministério da Agricultura)

Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou, na sexta-feira (21), um alerta com duas marcas de azeite impróprias para consumo, após análises que detectaram a presença de outros óleos vegetais, não identificados, na composição dos azeites.

As duas marcas consideradas irregulares são a Doma e a Azapa.

Em nota, o Mapa afirma que a comercialização desses produtos configura uma infração. “Com base nos resultados das análises físico-químicas, os produtos foram considerados desclassificados e impróprios para consumo, resultando no recolhimento de 30.990 litros do produto”.

Alertas e dicas para o consumidor

O Governo orienta a suspensão imediata do uso dessas marcas e recomenda que o consumidor busque a substituição do produto, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor.

O Ministério elenca algumas dicas para os consumidores, como:

  • Desconfiar de preços abaixo da média;
  • Verificar se a empresa está registrada no Mapa;
  • Conferir lista de produtos irregulares já apreendidos;
  • Não comprar azeite a granel;
  • Ficar atento à data de validade e aos ingredientes contidos;
  • Optar por produtos com a data de fabricação mais próxima.

As coletas de amostras e a fiscalização dos produtos são conduzidas pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária, com análises realizadas no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA). Denúncias sobre a venda de produtos fraudulentos podem ser feitas por meio do canal oficial Fala.BR, com a indicação do local de compra.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Editora
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
juliana.americo@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar