Ministério da Agricultura considera 2 marcas de azeite impróprias para consumo; veja quais

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) divulgou, na sexta-feira (21), um alerta com duas marcas de azeite impróprias para consumo, após análises que detectaram a presença de outros óleos vegetais, não identificados, na composição dos azeites.
As duas marcas consideradas irregulares são a Doma e a Azapa.
Em nota, o Mapa afirma que a comercialização desses produtos configura uma infração. “Com base nos resultados das análises físico-químicas, os produtos foram considerados desclassificados e impróprios para consumo, resultando no recolhimento de 30.990 litros do produto”.
- LEIA TAMBÉM: Fernando Haddad confirmado na CEO Conference 2025 – o que esperar do evento organizado pelo BTG Pactual?
Alertas e dicas para o consumidor
O Governo orienta a suspensão imediata do uso dessas marcas e recomenda que o consumidor busque a substituição do produto, conforme previsto no Código de Defesa do Consumidor.
O Ministério elenca algumas dicas para os consumidores, como:
- Desconfiar de preços abaixo da média;
- Verificar se a empresa está registrada no Mapa;
- Conferir lista de produtos irregulares já apreendidos;
- Não comprar azeite a granel;
- Ficar atento à data de validade e aos ingredientes contidos;
- Optar por produtos com a data de fabricação mais próxima.
As coletas de amostras e a fiscalização dos produtos são conduzidas pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal da Secretaria de Defesa Agropecuária, com análises realizadas no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA). Denúncias sobre a venda de produtos fraudulentos podem ser feitas por meio do canal oficial Fala.BR, com a indicação do local de compra.