Economia

Minha Casa, Minha Vida vai deixar conta de luz mais cara? Veja quanto

13 jul 2023, 8:13 - atualizado em 13 jul 2023, 8:14
Conta de Luz
Conta de luz pode ser impactada com programa “Minha Casa, Minha Vida” (Agência Brasil/ Marcello casal Jr)

A Medida Provisória que trata do programa “Minha Casa, Minha Vida” será sancionada nesta quinta-feira (13) e tem potencial de aumentar a conta de luz em até R$ 1 bilhão ao ano, conforme estimativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Em uma manifestação para o Ministério de Minas e Energia, a Aneel pontuou os trechos da MP que impactariam nos preços. A Agência destacou os chamados “jabutis”, que visa a instalação de painéis solares nas unidades habitacionais do programa.

Os consumidores que tivessem acesso ao programa teriam certa vantagem sobre os demais que não têm painel solar e continuam comprando energia das distribuidoras.

A expectativa é de que Lula vete partes do texto que podem afetar o setor elétrico, como a compra compulsória pelas distribuidoras dos excedentes de energia gerados nos painéis solares do programa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conta de luz mais cara

Apesar da expectativa de encarecimento da conta de luz, a Aneel pontua que a alternativa seria uma “democratização” da geração solar, porque representaria um financiamento para que os mais pobres tenham acesso à modalidade.

No entanto, destaca a medida cria subsídios cruzados no setor elétrico para o segmento de habitação, sem a estimativa do impacto financeiro e tarifário.

“Essa proposta diminui o mercado faturado pelas distribuidoras, o que causaria aumento tarifário para todos os demais consumidores (já que as tarifas são determinadas pela receita requerida dividida pelo mercado)”, afirma a Aneel.