Economia

Minha Casa, Minha Vida vai deixar conta de luz mais cara? Veja quanto

13 jul 2023, 8:13 - atualizado em 13 jul 2023, 8:14
Conta de Luz
Conta de luz pode ser impactada com programa “Minha Casa, Minha Vida” (Agência Brasil/ Marcello casal Jr)

A Medida Provisória que trata do programa “Minha Casa, Minha Vida” será sancionada nesta quinta-feira (13) e tem potencial de aumentar a conta de luz em até R$ 1 bilhão ao ano, conforme estimativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Em uma manifestação para o Ministério de Minas e Energia, a Aneel pontuou os trechos da MP que impactariam nos preços. A Agência destacou os chamados “jabutis”, que visa a instalação de painéis solares nas unidades habitacionais do programa.

Os consumidores que tivessem acesso ao programa teriam certa vantagem sobre os demais que não têm painel solar e continuam comprando energia das distribuidoras.

A expectativa é de que Lula vete partes do texto que podem afetar o setor elétrico, como a compra compulsória pelas distribuidoras dos excedentes de energia gerados nos painéis solares do programa.

Conta de luz mais cara

Apesar da expectativa de encarecimento da conta de luz, a Aneel pontua que a alternativa seria uma “democratização” da geração solar, porque representaria um financiamento para que os mais pobres tenham acesso à modalidade.

No entanto, destaca a medida cria subsídios cruzados no setor elétrico para o segmento de habitação, sem a estimativa do impacto financeiro e tarifário.

“Essa proposta diminui o mercado faturado pelas distribuidoras, o que causaria aumento tarifário para todos os demais consumidores (já que as tarifas são determinadas pela receita requerida dividida pelo mercado)”, afirma a Aneel.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar