ImóvelTimes

Minha Casa, Minha Vida: Tenda (TEND3) e MRV (MRVE3) serão as maiores beneficiadas com RET 1; confira

11 mar 2024, 14:43 - atualizado em 11 mar 2024, 14:43
mcmv minha casa minha vida tenda mrv ret 1 alterações beneficiam
Em seu relatório, a XP afirma que o RET 1, combinado ao FGTS Futuro, beneficiará construtoras (Imagem: Ubirajara Machado/MDS)

Para a XP Investimentos, a regulamentação do RET 1 beneficia empresas mais expostas à faixa 1 do Minha Casa, Minha Vida (MCMV), ao reduzir significativamente a alíquota de imposto e possíveis ganhos de margem. Assim, Tenda (TEND3) e MRV (MRVE3) seriam os nomes mais beneficiados.

O Regime Especial de Tributação do Patrimônio de Afetação (RET) 1, regulamentado na última quinta-feira (07), equivale a uma alíquota reduzida que reúne tributos como IRPJ, PIS-Pasep, CSLL e Cofins.

O regime atua em 1% da receita mensal recebida para projetos de construção e incorporação de imóveis residenciais de interesse social.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • LEIA TAMBÉM: O Money Picks analisou 20 carteiras recomendadas de diversas casas de análise e bancos para descobrir os melhores investimentos para março; confira as top picks aqui.

Exposição às faixas mais baixas do Minha Casa, Minha Vida será benéfica

De acordo com o relatório da XP, assinado por Ygor Altero, head de Real Estate, e Ruan Argenton, analista de Real Estate, o RET 1 deve ser exclusivo para a faixa 1 do MCMV.

A faixa 1 do programa contempla famílias que possuam renda familiar de até R$ 2.640. A Tenda possui uma alta exposição a esse mercado, com 59% das vendas líquidas no 3t23 à faixa 1 do MCMV, seguida pela MRV.

Para a XP, “ainda não está claro se existe a possibilidade de efeito retroativo na nova tributação”, sendo ainda incerto se as vendas anteriores à data de publicação do Regulamento serão elegíveis ao RET 1.

A aprovação do FGTS Futuro também poderia fazer com que as empresas buscassem uma exposição maior às faixas mais baixas do programa.

FGTS (Fundo de Garantia por Tempo e Serviço) Futuro é uma modalidade que deve ser usada por beneficiários do programa Minha Casa, Minha Vida para que o público alcance a casa própria, amortizando ou abatendo as prestações de imóveis financiados pelo MCMV, ao utilizar parte do saldo futuro para o financiamento.

Entre as construtoras que podem ser beneficiadas com a modalidade, estão a Cury Construtora (CURY3), Direcional Engenharia (DIRR3) e Plano&Plano (PLPL3).

Estagiária
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Apaixonada pela escrita e pelo audiovisual, ingressou no Money Times em 2023.
giovanna.pereira@moneytimes.com.br
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Apaixonada pela escrita e pelo audiovisual, ingressou no Money Times em 2023.