Minerva (BEEF3) ou JBS (JBSS3)? EQI inicia cobertura e vê frigorífico quase dobrar de preço em 2024
A EQI Investimentos iniciou nesta semana sua cobertura do setor de proteínas brasileiro com recomendações para Minerva (BEEF3) e JBS (JBSS3).
Na visão da corretora, que recomenda compra para as duas ações, a JBS tem preço-alvo de R$ 32, com um potencial de valorização de 80%, enquanto a Minerva tem preço-alvo de R$ 15,50 e pode quase dobrar de preço, com um potencial de alta em 93%.
Dessa forma, entre as duas ações, a favorita da EQI é a Minerva, já que aquisição das plantas da Marfrig (MRFG3) parece elevar ainda mais o potencial de valorização para BEEF3.
Além disso, o ciclo bovino atual é mais favorável para frigoríficos com exposição aos mercados sul-americanos.
- BR Partners (BRBI11) faz re-IPO; é hora de comprar as ações do banco? Clique e saiba quais são as perspectivas para a empresa com a analista Larissa Quaresma no Giro do Mercado desta quarta-feira (27).
Por que investir na Minerva e quais os riscos?
A Minerva é o segundo maior exportador de carne bovina in natura do Brasil e líder de mercado nas exportações a partir de Paraguai, Colômbia e Argentina.
Apesar de ser o frigorífico com o mix de produtos menos diversificado, a EQI vê BEEF3 como melhor posicionado para se beneficiar da virada do ciclo do gado na América do Sul, com custos de aquisição de boi gordo mais baixos e melhores volumes de exportação.
Dessa maneira, entre os riscos para a ação, a corretora destaca:
- Apreciação do real, prejudicando competitividade das exportações;
- Importações chinesas abaixo do esperado, em especial no 2º semestre, quando o país costuma aumentar sua demanda para o Ano Novo; e
- Fechamento de mercados para exportação.
Por que apostar na JBS e com o que se preocupar?
A JBS é a maior processadora mundial de proteínas, com um portfólio de produtos e presença geográfica altamente diversificados, além de possuir a maior capacidade entre todos os frigoríficos brasileiros de mitigar os riscos trazidos pela natureza cíclica do negócio.
Para a corretora, a pior parte do ciclo bovino nos Estados Unidos já ficou para trás e devemos começar a ver margens crescentes nos próximos trimestres.
Recentemente, a empresa anunciou a intenção de listar suas ações nos EUA, um movimento há muito aguardado por investidores, e que poderá destravar valor de suas ações ao permitir a comparação direta com pares internacionais, na visão da EQI.
Assim, entre os riscos para JBSS3, na visão da EQI, estão:
- Piora no ambiente de consumo norte americano, dificultando recuperação de margens;
- Não aprovação do processo de listagem nos EUA; eCrescimento da alavancagem acima do esperado em função de cultura agressiva de aquisições da companhia.
Por fim, os preços-alvos foram calculados para dezembro de 2024.