Commodities

Minério sobe com previsão de melhora do setor imobiliário chinês

21 dez 2022, 9:01 - atualizado em 21 dez 2022, 9:01
Um empilhador descarrega minério de ferro em uma pilha em uma mina localizada na região de Pilbara, na Austrália Ocidental
A matéria-prima siderúrgica subiu até 3,8% em Singapura nesta quarta-feira, para US$ 113,45, a cotação mais alta desde o início de agosto (Imagem: REUTERS/David Gray)

O minério de ferro estendeu sua recuperação com a melhora das perspectivas para o setor imobiliário chinês após uma série de medidas de estímulo.

A matéria-prima siderúrgica subiu até 3,8% em Singapura nesta quarta-feira, para US$ 113,45, a cotação mais alta desde o início de agosto.

O Morgan Stanley melhorou sua avaliação do setor imobiliário da China de ‘em linha’ para ‘atraente’, e disse que as recentes medidas governamentais pró-crescimento devem melhorar a demanda no ano que vem.

“Uma maior certeza econômica deve encorajar mais compradores de imóveis a entrar no mercado, embora as preocupações com compras na planta de incorporadoras com problemas financeiros devam permanecer por algum tempo”, disse Rosealea Yao, analista da Gavekal Dragonomics. Ela disse que as vendas e a construção podem exceder as previsões anteriores da Gavekal de cerca de 5% e 10% de crescimento em 2023.

Em outro sinal positivo, a gigante chinesa da construção Evergrande anunciou que retomou as obras em 631 projetos imobiliários que foram vendidos na planta e não entregues, e que trabalha para finalizar sua reestruturação de dívida externa.

A crise da empresa freou a compra de imóveis e abalou a confiança no setor.

bloomberg@moneytimes.com.br