Commodities

Minério salta com otimismo sobre demanda da construção na China

05 set 2022, 7:16 - atualizado em 05 set 2022, 7:16
Minério de Ferro
Os ganhos na segunda-feira seguiram perda de 11% na semana passada, à medida que o mercado avalia a extensão do lockdown em Chengdu e restrições que se espalham em outras regiões (Imagem: REUTERS/Sheng Li)

O minério de ferro teve a maior alta em mais de cinco semanas, com sinais de que o início da temporada de construção na China melhorou a demanda por aço, embora os investidores continuem a avaliar o impacto das recentes medidas de confinamento em Chengdu e outras cidades.

Os ganhos na segunda-feira seguiram perda de 11% na semana passada, à medida que o mercado avalia a extensão do lockdown em Chengdu e restrições que se espalham em outras regiões.

A cidade de Tianjin, no norte, e a província de Heilongjiang, são duas áreas também agora sob confinamento por conta do vírus.

Os surtos deixam os operadores do mercado de minério de ferro tensos, com a demanda em Xangai muito abaixo dos níveis pré-bloqueios, mesmo três meses após a reabertura da capital financeira do país. Isso sugere que o impacto nos negócios pode perdurar nas cidades chinesas, mesmo após o fim das restrições de movimento.

Os últimos bloqueios na China ocorrem no momento em que a atividade de construção no país entra em seu pico anual, que tradicionalmente começa neste mês.

Espera-se que isso dê algum alívio ao setor imobiliário após as vendas de novos imóveis afundarem 13% em agosto e permanecerem um terço abaixo dos níveis do ano anterior.

A produção de vergalhão — um ingrediente-chave da construção — se recuperou bastante, impulsionando a demanda por minério, disse a Baocheng Futures em nota. No entanto, o aumento da oferta de aço também aumenta a pressão sob um mercado fraco, reduzindo as margens de lucro das siderúrgicas.

Enquanto isso, uma série de acidentes em minas relatados pela Shanghai Metals Market — incluindo o colapso em um projeto com 50.000 toneladas de produção diária — pode alimentar preocupações sobre a oferta de minério de ferro e fornecer um argumento mais forte para aumentos de preços.

Os contratos futuros de minério de ferro em Singapura subiram até 4,8%, para US$ 99,05 a tonelada. Os preços de vergalhões de aço e bobinas laminadas a quente avançaram em Xangai.

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar