ImóvelTimes

Minério e metais sobem após Evergrande retomar projetos na China

13 set 2022, 8:01 - atualizado em 13 set 2022, 8:01
Minerio de ferro
Os contratos futuros de minério de ferro em Singapura chegaram a US$ 104,30 a tonelada na terça-feira (Imagem: REUTERS/Muyu Xu)

O minério de ferro subiu após o grupo chinês Evergrande retomar projetos de construção, enquanto mais cidades reforçam o apoio ao crédito imobiliário no país.

O ingrediente siderúrgico ganhou até 2,2% depois que a Evergrande, uma das maiores incorporadoras chinesas, disse que irá reiniciar as obras em 668 de seus 706 projetos paralisados.

O anúncio coincide com o pico da temporada de construção na China, que tradicionalmente dura até o final de outubro.

O reinício é um alívio para o setor imobiliário chinês após uma onda de boicotes de mutuários que se recusaram a continuar pagando por imóveis inacabados em mais de 100 cidades. Promessas das autoridades de fortalecer o setor pouco fizeram para melhorar o sentimento, que só piorou com os confinamentos para conter a pandemia.

Para facilitar as vendas de imóveis, mais cidades estão divulgando apoio ao crédito e ajustando as exigências da entrada que os novos mutuários precisam dar. Isso pode desencadear uma melhora no setor siderúrgico.

Os contratos futuros de minério de ferro em Singapura chegaram a US$ 104,30 a tonelada na terça-feira.

O alumínio também ganhou destaque. A maioria das fundições da província de Yunnan no sudoeste da China receberam ordens de reduzir a produção em 10%, de acordo com uma pessoa com conhecimento do assunto. Yunnan tem 5,63 milhões de toneladas de capacidade, 12,7% do total do país.

O alumínio subiu na London Metal Exchange, junto com a maioria dos metais, incluindo o cobre. Os metais básicos também foram impulsionados por uma dólar mais fraco, que torna as commodities negociadas na moeda americana menos custosas para compradores globais.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!