Commodities

Minério de ferro tem forte valorização de 3,34% com otimismo com acordo comercial

25 nov 2019, 9:01 - atualizado em 25 nov 2019, 9:01
Navio é carregado com minério de ferro para exportação em São Luís (MA)
Minério de ferro em alta de 3,34% na bolsa de Dalian (Imagem: REUTERS/Paulo Whitaker)

Por Investing.com

A última semana do mês de novembro começou com forte valorização dos contratos futuros do minério de ferro, que são transacionados na bolsa de mercadorias da cidade chinesa de Dalian.

O ativo com o maior volume de negócios, com data de vencimento para janeiro do próximo ano, teve ganhos de 3,34% a 665,50 iuanes por tonelada, o que representa um avanço de 21,50 iuanes em relação ao valor de liquidação de sexta-feira, que foi de 644,00 iuanes/t.

No mesmo sentido, o dia também foi positivo para os preços dos papéis futuros do vergalhão de aço, que são negociados na bolsa de mercadorias de Xangai, também na China.

O contrato de maior liquidez, com entrega para janeiro de 2020, somou 55 iuanes para 3.697 iuanes por tonelada. Já o segundo em volume, de maio do mesmo ano, ganhou 28 iuanes para 3.417 iuanes para cada tonelada do produto.

Os índices acionários da China começaram a semana em alta nesta segunda-feira, sustentados por novas expectativas de avanço nas negociações comerciais com os Estados Unidos após declarações positivas de ambos os lados.

Na sexta-feira, os líderes dos EUA e da China destacaram seu desejo de assinar um acordo comercial inicial e acabar com 16 meses de guerra tarifária que prejudicaram o crescimento global.

O assessor de segurança nacional dos EUA, Robert O’Brien, disse no sábado que um acordo inicial ainda é possível até o fim do ano, mas alertou que Washington não vai virar as costas para o que acontece em Hong Kong.

A China e os Estados Unidos estão muito perto da fase um de um acordo comercial, afirmou nesta segunda-feira o Global Times, tabloide comandado pelo oficial People’s Daily, do Partido Comunista, ignorando notícias “negativas”.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.