Minério de ferro tem alta de 0,74% na bolsa de Dalian
A jornada desta sexta-feira na bolsa de mercadorias da cidade chinesa de Dalian foi marcada por uma nova valorização dos contratos futuros do minério de ferro.
Ouro sobe próximo à marca de US$ 1.400; tensões no Irã aumentam
O ativo de maior liquidez, com data de vencimento para setembro do atual calendário, o avanço foi de 0,74% a 820,00 iuanes por tonelada, o que representa uma variação diária de 6,00 iuanes para cada tonelada do produto.
Já para o vergalhão de aço, que tem seus papéis transacionados na bolsa de mercadorias da também chinesa bolsa de Xangai, a sexta-feira foi marcada por ganhos em praticamente todos os ativos.
O contrato de outubro de 2019, o mais líquido, teve ganhos de 59 iuanes para um total de 3.859 iuanes por tonelada. O segundo mais negociado, de janeiro de 2020, somou 46 iuanes para 3.600 iuanes por tonelada.
A atividade empresarial da zona do euro ganhou ritmo ligeiramente neste mês, mas empresas tinham o sentimento menos otimista em quase cinco anos em meio a preocupações sobre desaceleração no crescimento global e o impacto das guerras comerciais, mostrou uma pesquisa.
Os dados foram divulgados após o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, sinalizar uma das maiores reversões de política monetária em seu mandato de oito anos e dizer que o BCE irá afrouxar a política novamente caso a inflação não acelere.
Apesar de anos de política monetária ultrafrouxa, os preços não subiram na rapidez que esperava o BCE, enquanto uma série de recentes dados sugerem que o crescimento esteja desacelerando.