Minério de ferro sobe na China após Vale suspender operações de Viga
Os futuros do minério de ferro avançaram nesta terça-feira após a mineradora Vale (VALE3) ter informado a suspensão das operações de uma usina de concentração no Brasil, embora as negociações tenham movimentado baixo volume devido à proximidade do feriado de Dia Nacional na China, de 1 a 8 de outubro.
O contrato mais negociado do material utilizado na fabricação do aço, para entrega em janeiro de 2021, avançou 1,4% na bolsa de Dalian, fechando a 780,50 iuanes (114,47 dólares) por tonelada, na segunda sessão seguida de alta.
O minério de ferro para entrega em outubro na bolsa de Cingapura subia 1,1% à tarde, na quarta sessão de ganhos.
A suspensão das operações da usina de concentração de Viga, da Vale, ocorreu após decisão judicial e reduzirá a produção de finos de minério de ferro da empresa em 11 mil toneladas por dia.
“A interrupção de oferta pode dar um apoio de curto prazo para o mercado, que caiu após máximas de seis anos tocadas mais cedo neste mês”, disseram estrategistas de commodities da ING em nota.
O minério de ferro também é sustentado pela demanda da China por aço, particularmente do setor de construção, que tem sido impulsionado por medidas de estímulo do governo focadas em infraestrutura.
“Nós antecipamos que a demanda chinesa por aço para construção, particularmente por vergalhão, seguirá sazonalmente robusta em outubro e novembro”, disseram analistas da casa de análises Navigate Commodities em Cingapura.
O vergalhão de aço na bolsa de Xangai fechou em alta de 0,1%.