Minério de ferro sobe com expectativas de estímulo na China
Os contratos futuros de minério de ferro subiram nesta terça-feira (27), seguindo as expectativas de mais estímulo econômico na China.
Além disso, o mercado teve reposição de estoque pós-feriado, o que aumenta ainda mais a expectativa de traders.
“A China lançará medidas de apoio mais eficazes para expandir a demanda doméstica”, disse o primeiro-ministro Li Qiang aos delegados em uma cúpula do Fórum Econômico Mundial em Tianjin.
Esta declaração veio depois que a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da China realizou uma reunião na segunda-feira na qual incentivou as instituições financeiras a expandir a emissão de empréstimos de médio e longo prazo para a indústria manufatureira, elevando o sentimento em algum grau, segundo analistas.
O minério de ferro mais negociado em setembro na Dalian Commodity Exchange (DCE) encerrou o pregão diurno com alta de 4,11%, a 824 iuanes (US$ 114,24) por tonelada, a maior alta desde 16 de março.
O minério de ferro de referência em julho na Bolsa de Cingapura subiu 3,52%, para US$ 112,9 por tonelada, a maior alta desde 20 de junho.
- Um grande evento mexe com distribuidoras de energia: Hora de investir no setor? Esta ação recomendada pela Empiricus Research pode ser uma boa oportunidade para aumentar seus ganhos, veja qual é aqui. Inscreva-se no nosso canal e não perca o Giro do Mercado, de segunda a sexta-feira, às 12h!
O elevado nível restante da produção de gusa, juntamente com a oferta insuficiente de sucata de aço, deu suporte relativamente forte ao consumo de minério de ferro, disseram analistas da Huatai Futures em nota.
*Com informações da Reuters