Commodities

Minério de ferro sobe 2% em Dalian com expectativa de demanda na China

27 jan 2022, 8:16 - atualizado em 27 jan 2022, 8:20
Minerio de ferro
O contrato de minério de ferro mais negociado em maio na bolsa de commodities de Dalian da China subiu 2%, para 781 yuanes (123,07 dólares) a tonelada (Imagem: REUTERS/Muyu Xu)

Os preços do minério de ferro de Dalian subiram nesta quinta-feira com esperanças de uma demanda robusta pelo ingrediente siderúrgico na China quando as restrições à produção de aço forem afrouxadas, após as Olimpíadas de Inverno de Pequim no próximo mês.

As perspectivas de oferta apertada também mantiveram o tom de alta intacto para o minério de ferro, mesmo com alguns traders ficando fora do mercado antes do feriado do Ano Novo Lunar da próxima semana.

O contrato de minério de ferro mais negociado em maio na bolsa de commodities de Dalian da China subiu 2%, para 781 yuanes (123,07 dólares) a tonelada, o maior patamar desde 13 de outubro, antes de encerrar as negociações diurnas com alta de 0,5%, a 769 yuanes.

O contrato de março mais ativo do minério de ferro na Bolsa de Cingapura subiu 1%, para 139,05 dólares a tonelada.

A demanda por minério de ferro deve aumentar quando os traders retornarem de suas férias e depois das Olimpíadas de Inverno, já que as siderúrgicas devem reabastecer os estoques, disseram analistas da Huatai Futures em nota.

Espera-se que as operações industriais na China, maior produtora de aço, sejam reduzidas durante as Olimpíadas para garantir céus livres de poluição.

O contrato de março mais ativo do minério de ferro na Bolsa de Cingapura subiu 1%, para 139,05 dólares a tonelada (Imagem: Pixabay)

“Após o feriado, (as perspectivas para) o consumo continuará otimista”, disseram os analistas da Huatai.

“Em termos de oferta, devido às fortes chuvas recentes no Brasil e… na Austrália, tanto as chegadas quanto os embarques caíram significativamente.”

Os preços spot do minério de ferro com destino à China também se recuperaram, com o material de referência com teor de 62% subindo para 139 dólares a tonelada na quarta-feira, o maior nível desde 3 de setembro, segundo dados da consultoria SteelHome.

Alertas de algumas das principais mineradoras, como Fortescue Metals Group, BHP e Rio Tinto, de escassez de mão de obra devido a surtos de coronavírus na Austrália aumentaram o rali dos preços do minério de ferro.

O vergalhão de aço para construção na Bolsa de Futuros de Xangai caiu 0,3%, enquanto a bobina laminada a quente caiu 0,2%. O aço inoxidável baixou 0,4%.

O carvão metalúrgico de Dalian saltou 3%, mas o coque perdeu 0,4%.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar