Mercados Futuros

Minério de ferro sobe com esperanças de melhora no curto prazo

15 ago 2023, 9:44 - atualizado em 15 ago 2023, 9:44
China, Minério de ferro
Minério de ferro oscila com expectativas de apoio na China. (Imagem: REUTERS/Stringer)

Os contratos futuros de minério de ferro subiram nesta terça-feira (15), com traders avaliando a última onda de dados decepcionantes da China contra a perspectiva de aumento das importações e pressão sobre Pequim por mais estímulos.

O minério de ferro mais negociado para janeiro na Dalian Commodity Exchange da China encerrou as negociações do dia com alta de 1,6%, a 740 iuanes (US$ 101,67 ) por tonelada, subindo pelo quarto dia consecutivo.

Na Bolsa de Cingapura, o minério de ferro de referência em setembro subiu 0,6%, para US$ 101 a tonelada.

A produção de aço bruto da China em julho caiu 0,34% em relação ao mês anterior, disse o departamento de estatísticas na terça-feira, em meio a restrições de produção na cidade de Tangshan, no norte da China, e na província de Sichuan, no sudoeste.

A produção industrial de julho e o crescimento das vendas no varejo desaceleraram e ficaram abaixo das previsões.

  • Tchau, deflação: Depois da queda em junho, IPCA volta a subir 0,12% em julho: Entenda quais devem ser os efeitos para o Ibovespa no Giro do Mercado, é só clicar aqui para assistir.  Aproveite para se inscrever no nosso canal e fique ligado nas próximas lives, de segunda a sexta-feira, às 12h.

Os ganhos também foram limitados, já que o investimento imobiliário na China estendeu sua queda pelo 17º mês consecutivo em julho, e as vendas de casas caíram em meio a uma crise de dívida cada vez mais profunda, especialmente na gigante imobiliária Country Garden.

As ações chinesas caíram nesta terça-feira, mesmo depois que o banco central cortou inesperadamente as principais taxas de juros para apoiar o crescimento.

Ainda assim, os analistas de commodities estão estimando que as importações de minério de ferro da China em agosto chegarão a 100 milhões de toneladas pela primeira vez desde março.

As exportações de minério de ferro de 19 portos e 16 mineradoras na Austrália e no Brasil reverteram a queda da semana anterior e saltaram 3 milhões de toneladas, ou 13,1% na semana, para atingir 25,8 milhões de toneladas entre 7 e 13 de agosto, segundo o último relatório da Mysteel.

*Com informações da Reuters

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Estagiária
Estudante de jornalismo. Foi redatora durante um ano, trabalhando com hard news. Escreve sobre tecnologia, economia, política e empresas.
laura.santos@moneytimes.com.br
Estudante de jornalismo. Foi redatora durante um ano, trabalhando com hard news. Escreve sobre tecnologia, economia, política e empresas.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar