Commodities

Minério de ferro sobe à medida que siderúrgicas chinesas retomam produção

27 set 2022, 8:13 - atualizado em 27 set 2022, 8:13
Empilhador descarrega minério de ferro em mina na região de Pilbara, na Austrália Ocidental
Na Dalian Commodity Exchange da China, o contrato de minério de ferro mais ativo para janeiro encerrou as negociações com alta de 1,1%, a 718,50 iuanes (100,36 dólares) a tonelada (Imagem: REUTERS/David Gray/File Photo/File Photo)

Os contratos futuros de minério de ferro subiram nesta terça-feira, com os preços de Cingapura se recuperando após duas sessões consecutivas de perdas, depois de a China retomar a produção de aço para lucrar com o aumento da atividade de construção durante a alta temporada de setembro a outubro.

O benchmark de minério de ferro para outubro na Bolsa de Cingapura subiu 1,5%, para a máxima da sessão de 97,05 dólares a tonelada, enquanto o contrato de setembro ganhou 0,2%, para 98,60 dólares.

Na Dalian Commodity Exchange da China, o contrato de minério de ferro mais ativo para janeiro encerrou as negociações com alta de 1,1%, a 718,50 yuanes (100,36 dólares) a tonelada.

A produção de vergalhão entre as 137 siderúrgicas chinesas cobertas por uma pesquisa semanal da consultora e provedora de informações da indústria Mysteel aumentou 26.700 toneladas, ou 0,9%, de 15 a 21 de setembro, para cerca de 3,1 milhões de toneladas em relação à semana anterior.

As siderúrgicas também estão reabastecendo seus estoques de minério de ferro antes do feriado de uma semana do Dia Nacional da China a partir de 1º de outubro.

Os ganhos de mercado de terça-feira indicam que o mercado não desistiu das esperanças de que a recuperação na produção e demanda de aço chinesa sejam sustentadas ao longo de setembro e outubro.

“Dados da CISA mostraram que a produção média diária de aço bruto das principais siderúrgicas aumentou 2,23% em meados de setembro em relação ao início de setembro, com a indústria se preparando para o pico de construção”, disseram analistas da Westpac em nota, referindo-se ao grupo industrial China Iron & Steel Association.

Os traders desconsideraram os dados que mostram que os lucros das empresas industriais da China encolheram em um ritmo mais rápido entre janeiro e agosto, em meio a restrições rígidas da Covid-19 e uma queda cada vez maior no setor imobiliário.

MONEY TIMES NAS ELEIÇÕES 2022!

Assista à série especial com as propostas para a economia dos candidatos à Presidência da República! Siga o Money Times no Facebook!

reuters@moneytimes.com.br