Minério de ferro sobe 0,9% e exportações brasileiras à China caem 17,5%
Os futuros do minério de ferro na China ampliaram ganhos nesta terça-feira por esperanças de novas medidas governamentais de apoio à economia do país, afetada pelo coronavírus, e por dados que mostraram uma queda de 17,5% na comparação mensal nas exportações da commodite pelo Brasil.
O contrato mais negociado do minério de ferro na bolsa de Dalian fechou em alta de 0,9%, a 644,50 iuanes (92,37 dólares) por tonelada, após ter chegado a subir 4,2% mais cedo na sessão.
O minério de ferro havia se recuperado na segunda-feira de quatro sessões de perdas após dados industriais negativos terem reforçado expectativas de mais medidas de apoio do governo chinês e depois de uma queda nos estoques nos portos do país.
“Após o PMI do setor industrial da China ter caído para o menor nível já registrado, as expectativas de que o governo chinês deve entrar com um agressivo pacote de estímulos cresceram fortemente”, disse o estrategista de commodities da ANZ em Sydney, Daniel Hynes.
Uma política fiscal e monetária agressiva para apoiar a economia poderia impulsionar uma recuperação na demanda doméstica por aço, que foi enfraquecida pelo feriado prolongado de Ano Novo Lunar e por restrições que visam conter a epidemia do coronavírus.
Na bolsa de Cingapura, no entanto, os futuros do minério devolveram ganhos do início da sessão e caíam 0,8% à tarde, para 85,37 dólares por tonelada, à medida que reduziam-se as esperanças de medidas explícitas do G-7 para conter o impacto econômico do vírus.
O grupo de potências do G7 está preparando um comunicado sobre planos para aliviar os impactos econômicos, mas ele até o momento não prevê pedidos diretos por novos gastos dos governos ou cortes coordenados de taxas de juros por bancos centrais, segundo um representante do grupo.
As exportações de minério de ferro do Brasil em fevereiro totalizaram 22,10 milhões de toneladas, ante 26,79 milhões de toneladas em janeiro e 28,93 milhões de toneladas no mesmo mês do ano passado.
O vergalhão de aço para construção na bolsa de Xangai fechou em alta de 0,7%.