Mercados

Minério de ferro segue sem negociação na bolsa de Dalian até segunda-feira

31 jan 2020, 9:22 - atualizado em 31 jan 2020, 9:22
Somente no dia 3 serão negociados os contratos futuros do minério de ferro e do vergalhão de aço (Imagem: Pixabay)

A retomada dos negócios nos mercados de mercadorias na China estava prevista para ser retomados nesta sexta-feira. No entanto, com o avanço do coronavírus, o governo da China prologou o feriado do Ano Novo Chinês para segunda-feira. Com isso, somente no dia 3 serão negociados os contratos futuros do minério de ferro e do vergalhão de aço.

O índice acionário japonês fechou em alta nesta sexta-feira com a ajuda de alguns resultados e projeções corporativos favoráveis, embora tenha registrado a pior queda semanal em seis meses devido a temores sobre o coronavírus na China.

Investidores mantiveram-se cautelosos sobre o quanto o vírus pode afetar a economia global, com a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarando emergência de saúde global.

O crescimento da atividade industrial da China estagnou em janeiro, mostrou pesquisa oficial nesta sexta-feira, uma vez que as encomendas de exportação caíram e o surto de um novo vírus ampliou os riscos para a segunda maior economia do mundo.

O Índice de Gerentes de Compras (PMI, na sigla em inglês) oficial de indústria caiu para 50,0 em janeiro de 50,2 em dezembro, informou a Agência Nacional de Estatísticas. A leitura ficou em linha com as expectativas de analistas e chegou à marca neutra de 50 que separa crescimento de contração.