Minério de ferro

Minério de ferro segue firme conforme China entra no pico da temporada de construção

10 mar 2023, 8:49 - atualizado em 10 mar 2023, 8:49
Minério de ferro
O contrato de minério de ferro de maio mais negociado na Dalian Commodity Exchange da China chegou a subir 2,6%, para uma máxima de 932,50 iuanes, mas devoltou parte dos ganhos anteriores (133,92 dólares) a tonelada (Imagem: REUTERS/Muyu Xu)

Os contratos futuros de minério de ferro subiram nesta sexta-feira, com o preço de referência na bolsa de Dalian a caminho de um quinto ganho semanal devido ao otimismo em torno da demanda de aço da China, à medida que o país entra no pico de sua temporada de construção na primavera.

No entanto, os traders moderaram seu entusiasmo, levando em consideração os riscos regulatórios.

Autoridades chinesas podem tomar medidas para conter a alta dos preços do minério de ferro, informou o jornal estatal Shanghai Securities Journal.

O clima otimista elevou o preço de referência do vergalhão de aço para construção na China, maior produtora de aço do mundo, ao seu nível mais alto desde junho.

Entre para o Telegram do Money Times!

Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

O contrato de minério de ferro de maio mais negociado na Dalian Commodity Exchange da China chegou a subir 2,6%, para uma máxima de 932,50 iuanes (133,92 dólares) a tonelada, mas devoltou parte dos ganhos anteriores, encerrando as negociações diurnas com alta de apenas 0,1%, a 910 iuanes a tonelada, embora ainda tenha subido 0,9% na semana.

“O contrato de maio em Dalian atingiu novas máximas, apesar dos recentes avisos das autoridades de que iria ‘reprimir severamente comportamentos ilegais, como fabricar informações sobre aumento de preços, acumular e manipular preços’ e também movimentos da bolsa para limitar a atividade especulativa”, disseram analistas da Westpac em uma nota.

Na Bolsa de Cingapura, o contrato de abril de referência do ingrediente siderúrgico subiu 0,7%, para 128,55 dólares a tonelada.

Analistas disseram que as preocupações com a intervenção regulatória devem continuar reduzindo os preços do minério de ferro, embora a perspectiva para a demanda de aço na China tenha melhorado.

Na próxima semana, o destaque estará nas divulgações de dados de atividade da China para janeiro e fevereiro, que devem mostrar o país se recuperando depois de abandonar sua rigorosa política de zero COVID, disseram analistas.

reuters@moneytimes.com.br