Commodities

Minério de ferro salta na China por alívio em preocupações com liquidez

09 fev 2021, 8:08 - atualizado em 09 fev 2021, 8:08
Na bolsa de Cingapura, o contrato março do minério de ferro avançava 2,6%, para 158,65 dólares por tonelada (Imagem: Pixabay)

Os futuros do minério de ferro na China ampliaram ganhos nesta terça-feira à medida que houve um alívio em preocupações sobre um aperto na liquidez do mercado, enquanto perspectivas otimistas de demanda também ajudaram o material utilizado na fabricação do aço.

O contrato mais negociado do minério de ferro na bolsa de Dalian, para entrega em maio, fechou em alta de 4,3%, a 1.061,50 yuanes (164,59 dólares), ao final das negociações diurnas, na quarta sessão consecutiva de ganhos.

Na bolsa de Cingapura, o contrato março do minério de ferro avançava 2,6%, para 158,65 dólares por tonelada, no segundo dia de alta.

“Parece-me que a queda acentuada no preço no final de janeiro foi devido a preocupações com liquidez na China, onde a taxa de recompra interbancária de 7 dias subiu acima de 3% em quatro sessões”, disse Howie Lee, economista do Banco OCBC em Cingapura.

“Já houve um alívio desde então e os preços do minério de ferro, em linha, voltaram a ficar em torno do preço de equilíbrio de 150 dólares/t, sugerindo que a demanda por minério de ferro permanece intacta”, disse ele.

Sinais de melhora em mercados de aço fora da China também ajudaram a impulsionar os preços do minério de ferro, disseram analistas da ANZ em nota, citando lucros e perspectivas de um melhor 2021, com destaque para siderúrgicas chinesas.

Mas as negociações tanto no mercado spot quanto nos futuros foram em baixo volume devido à proximidade do feriado de Ano Novo Chinês a partir de quinta-feira.

O vergalhão de aço na bolsa de Xangai subiu 2,3%.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar