Commodities

Minério de ferro salta com rumores de reabertura na China

04 nov 2022, 8:20 - atualizado em 04 nov 2022, 8:20
Mineração Minério de ferro
Os preços do minério de ferro são sustentados por “estoques baixos e altos custos de produção que impedem uma nova queda”, apesar da demanda fraca, disse a Minmetals Futures (Imagem: Pixabay/herbert2512)

O minério de ferro caminha para seu primeiro ganho semanal em dois meses, impulsionado por especulações de que a China teria planos de abrandar o Covid Zero.

A matéria-prima siderúrgica saltou até 6.2% em Singapura na sexta-feira, para US$ 86,75, após circularem rumores pelas redes sociais de que um cientista-chefe teria dito em uma reunião que a política Covid Zero seria substancialmente alterada em breve.

Isso se seguiu a especulações não verificadas no início desta semana sobre a China se afastar do Covid Zero no início do próximo ano, o que aumentou o sentimento de alta, mesmo com a ausência de catalisadores de mercado firmes.

Apesar do rali desta semana, o minério de ferro continua sendo negociado perto de seu nível mais baixo desde o início de 2020. Desde o pico deste ano em março, os preços caíram pela metade.

As usinas siderúrgicas intensificaram cortes de produção antes das restrições anti-poluição no inverno. Cerca de 20 fecharam altos-fornos e anteciparam a manutenção anual de final de ano. Isso cortou pelo menos 100.000 toneladas de produção diária.

As expectativas de restrições à produção de aço fizeram com que vergalhões e bobinas laminadas a quente subissem em Xangai.

Os preços do minério de ferro são sustentados por “estoques baixos e altos custos de produção que impedem uma nova queda”, apesar da demanda fraca, disse a Minmetals Futures, recomendando que os investidores adotem uma abordagem de esperar para ver.

Do lado da oferta, a DBX Commodities espera que os embarques australianos de minério de ferro caiam 1 milhão de toneladas em novembro, embora em outubro “os baixos preços do minério de ferro não tenham levado a cortes na oferta”.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Todo dia um resumo com o que foi importante no Minuto Money Times, entrevistas, lives e muito mais… Clique aqui e siga agora nosso perfil!