Commodities

Minério de ferro registra queda de 0,30%

15 jan 2020, 8:38 - atualizado em 15 jan 2020, 8:38
Mineração
Minério de ferro em queda nesta quarta-feira na bolsa de Dalian (Imagem: Pixabay)

A jornada desta quarta-feira teve como característica a queda moderada dos preços dos contratos futuros do minério de ferro, negociados na bolsa de mercadorias da cidade de Dalian, na China.

O ativo com o maior volume de operações, com data de vencimento em maio deste ano, perdeu 0,30% para 664,00 iuanes por tonelada, o que representa uma perda de 2,00 iuanes diante do valor de liquidação da véspera, que foi de 666,00 iuanes por cada tonelada.

No caso do vergalhão de aço, a sessão foi marcada por retração nas cotações dos papéis futuros do vergalhão de aço, transacionados na também chinesa bolsa de mercadorias de Xangai.

O contrato de maior liquidez, entrega para maio deste ano, cedeu 9 iuanes para 3.537 iuanes por tonelada. Já o de janeiro, segundo em volume, caiu 114 iuanes para 3.770 iuanes por tonelada.

O mercado acionário chinês fechou em queda nesta quarta-feira, poucas horas antes de as duas maiores economias do mundo assinarem a Fase 1 de um acordo comercial, após o secretário do Tesouro dos Estados Unidos insistir que as tarifas permanecerão em vigor.

A guerra comercial entre Estados Unidos e China deve entrar em uma nova fase mais calma nesta quarta-feira, quando o presidente norte-americano, Donald Trump, e o vice-premiê chinês, Liu He, assinarem um acordo inicial que busca aumentar as compras chinesas de produtos manufaturados, agrícolas, energia e serviços dos EUA.

A fase 1 do acordo encerra 18 meses de conflitos tarifários entre as duas maiores economias do mundo que afetou centenas de bilhões de dólares em produtos, prejudicando os mercados financeiros e canais de oferta e desacelerando o crescimento global.

Trump e Liu vão assinar o documento de 86 páginas em um evento na Casa Branca diante de mais de 200 convidados do setor empresarial, do governo e de círculos diplomáticos.