Minério de ferro registra forte queda de 5,85% na bolsa de Dalian
A jornada desta sexta-feira foi mais uma vez de forte queda para os preços dos contratos futuros do minério de ferro, negociados na bolsa de mercadorias da cidade chinesa da Dalian. O ativo com o maior volume de negócios, com vencimento para setembro do atual calendário, registrou queda de 5,85% a 829,50 iuanes por tonelada, uma variação diária de 51,50 iuanes.
A sessão também foi negativa para os preços dos papéis futuros do vergalhão de aço, que são transacionados na bolsa de mercadorias de Xangai, também na China. O contrato de maior liquidez, com entrega para outubro deste ano, teve retração de 49 iuanes para um total de 3.984 iuanes por tonelada. Já o ativo de janeiro de 2020, segundo mais líquido, perdeu 21 iuanes para 3.741 iuanes por tonelada.
Os principais índices acionários chineses terminaram a sexta-feira em alta e registraram ganhos na semana conforme China e Estados Unidos se preparam para uma nova rodada de negociações na próxima semana, mas o avanço foi limitado pela incerteza sobre a possibilidade de um acordo comercial durável entre os dois países.
Representantes dos EUA e da China estão organizando a retomada das negociações para a próxima semana buscando resolver a guerra comercial que já dura um ano, disseram autoridades do governo dos EUA.
Entretanto, o assessor econômico da Casa Branca, Larry Kudlow, mostrou pouca clareza sobre o cronograma para relançar negociações presenciais, dizendo que elas começarão “em breve”.
Com Reuters.