Minério de ferro registra baixa de 2,39% na bolsa de Dalian
A jornada desta segunda-feira foi mais uma vez marcada pela forte queda na cotação dos contratos futuros do minério de ferro, que são transacionados na bolsa de mercadorias de Dalian, na China.
O ativo com o maior volume de negócios, com data de vencimento em janeiro do próximo ano, cedeu 2,39% encerrando a 591,50 iuanes por tonelada, o que representa uma variação de 14,50 iuanes em relação aos 606,00 iuanes de liquidação da sexta-feira.
A sessão também foi negativa para as operações com os papéis futuros do vergalhão de aço, que são operacionalizados na bolsa chinesa de mercadorias de Xangai.
Dessa forma, o contrato mais líquido, com entrega para o primeiro mês de 2020, caiu 39 iuanes para 3.373 iuanes por tonelada. Já o segundo mais negociado, de maio, caiu 19 iuanes para 3.215 iuanes por cada tonelada do produto.
Os índices acionários da China recuaram nesta segunda-feira, com a bolsa de Xangai registrando a maior queda em mais de quatro meses, uma vez que os investidores permaneceram atentos à saúde da economia chinesa em meio a incertezas em torno do acordo comercial proposto com os Estados Unidos.
Os preços ao produtor da China registraram a maior queda em mais de três anos em outubro, uma vez que o setor industrial enfraqueceu devido ao declínio da demanda e à guerra de tarifas entre EUA e China, reforçando a perspectiva de que haverá mais estímulo.