Commodities

Minério de ferro na China volta a subir por otimismo com estímulos à economia

04 mar 2020, 8:39 - atualizado em 04 mar 2020, 8:39
Minério de Ferro Mineração Commodities
O contrato mais negociado do minério de ferro na bolsa de Dalian, para maio, fechou em alta de 0,9% (Imagem: Unsplash/@dominik_photography)

Os futuros do minério de ferro na China se recuperaram de uma baixa inicial e fecharam em alta pela terceira sessão consecutiva nesta quarta-feira, em meio a expectativas otimistas de que mais políticas de apoio serão implementadas para minimizar impactos econômicos da epidemia global do coronavírus.

O contrato mais negociado do minério de ferro na bolsa de Dalian, para maio, fechou em alta de 0,9%, a 660 iuanes (95,13 dólares) por tonelada, após ter chegado a cair 2,3% durante a manhã. Os futuros na bolsa de Cingapura subiam 2,6% à tarde.

Mais cedo na sessão, o minério recuou devido à alta nos estoques de aço na China, que responde por mais da metade da capacidade global de produção de aço, o que levantou duvidas sobre a recuperação da demanda por minério de ferro.

O banco central da China manteve estáveis os custos para empréstimos de curto prazo nesta quarta-feira, apesar de um corte emergencial de juros na véspera pelo banco central norte-americano, o Fed, mas os mercados esperam que autoridades chinesas adotem mais medidas de flexibilização para impulsionar a economia.

“À medida que mais e mais países têm coordenado uma flexibilização monetária, a China ganha mais espaço para flexibilizar sua política monetária”, disse a analista de metais e mineração da Argonaut Securities em Hong Kong, Helen Lau.

Um pacote mais agressivo de estímulo poderia ajudar a recuperar a demanda por aço nos setores industrial e de construção da China após semanas de paralisações e restrições que visaram conter o coronavírus.

Fabrica,indústria
Um pacote mais agressivo de estímulo poderia ajudar a recuperar a demanda por aço nos setor industrial (Imagem: Alberto Alerigi Jr./REUTERS.)

Os estoques de vergalhão de aço para construção na China subiram para nível recorde devido à lenta recuperação na demanda, segundo dados da consultoria SteelHome.

O contrato do vergalhão de aço na bolsa de futuros de Xangai avançou 1,2%.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar