Commodities

Minério de ferro na China tem dia volátil por temor sobre oferta

15 dez 2020, 8:01 - atualizado em 15 dez 2020, 8:01
Os embarques de minério de ferro da Austrália e do Brasil recuaram pela segunda semana em 1 milhão de toneladas (Imagem: Pixabay)

Os futuros do minério de ferro na China avançaram após uma sessão volátil nesta terça-feira, apoiados por persistentes preocupações com a oferta do material usado na fabricação do aço e com fortes dados sobre a produção industrial chinesa.

O contrato mais ativo do minério de ferro na bolsa chinesa de Dalian, para maio, encerrou com alta de 1,5%, a 994 iuanes (151,66 dólares) por tonelada, após ter chegado a superar a marca de 1.000 iuanes durante a sessão. A marca havia sido atingida antes na sexta-feira.

Na bolsa de Cingapura, o minério de ferro também reverteu perdas iniciais e subia no meio da sessão.

Os embarques de minério de ferro da Austrália e do Brasil recuaram pela segunda semana entre 7 e 13 de dezembro, em 1 milhão de toneladas, ou 4,7%, para 22,7 milhões de toneladas, segundo a consultoria Mysteel.

O menor fluxo soma-se a preocupações com uma constante redução nos estoques de minério de ferro nos portos chineses, que caíram para 125,85 milhões de toneladas na semana passada, o menor nível desde meados de outubro, segundo a consultoria SteelHome.

E, embora a produção de aço da China tenha caído pelo terceiro mês consecutivo em novembro, houve alta na produção de produtos acabados no segundo semestre, em meio a fortes estímulos à demanda. Além disso, a produção industrial chinesa cresceu ao ritmo mais rápido em 20 meses em novembro, guiada principalmente por robustas exportações.

No aço, o vergalhão na bolsa de futuros de Xangai avançou 1,2%.

reuters@moneytimes.com.br