Commodities

Minério de ferro na China sobe para máxima de mais de 4 meses com oferta incerta

10 dez 2019, 8:39 - atualizado em 10 dez 2019, 8:40
Minério de ferro Mineração Commodities
Perspectivas de demanda por produtos de aço para construção e matérias-primas siderúrgicas foram aprimoradas (Imagem: Unsplash/@vince_erhart)

Os futuros de minério de ferro na China subiram para o maior nível em mais de quatro meses nesta terça-feira, devido a incertezas relacionadas à oferta que devem surgir durante o primeiro trimestre do próximo ano.

O contrato de futuros de minério de ferro mais negociado na bolsa de Dalian, para entrega em maio de 2020, subiu 3,2%, para 662 yuans (94,05 dólares) por tonelada –o maior nível desde 7 de agosto– e fechou com avanço de 1,3%, a 650 yuans por tonelada.

“O aumento nos preços do minério de ferro foi impulsionado principalmente pelas preocupações de fornecimento de mineradoras estrangeiras no primeiro trimestre do próximo ano”, disse Tang Bingqing, analista do Founder CIFCO Futures, referindo-se à mineradora brasileira Vale (VALE3), que reduziu as perspectivas de produção, e o vencimento próximo de contratos de mineração na Índia.

Enquanto isso, as perspectivas de demanda por produtos de aço para construção e matérias-primas siderúrgicas foram aprimoradas, uma vez que a última conferência do Partido Comunista da China reiterou a necessidade de fortalecer as construções de infraestrutura e não mencionou os controles imobiliários, acrescentou Tang.

O vergalhão de aço para construção na Bolsa de Futuros de Xangai, para entrega em maio de 2020, cresceu 0,4%, para 3.505 yuans por tonelada.