Mercados

Minério de ferro sobe, mas cenário na China ainda preocupa

11 ago 2023, 12:04 - atualizado em 11 ago 2023, 12:04
Os preços das cargas de minério de ferro para entrega em Tianjin caíram abaixo de US$ 104 por tonelada em agosto. Usina siderúrgica em Hefei, China. REUTERS/Stringer

O contrato do minério de ferro negociado no mercado futuro chinês em Dalian fechou em alta nesta sexta-feira (11), subindo mais de 2%. Esse crescimento se dá pelo aumento na produção siderúrgica na China . Porém, o país ainda traz dúvidas aos mercados, após dados econômicos dos últimos meses.

O minério de ferro mais negociado para janeiro na Dalian Commodity Exchange encerrou as negociações do dia com alta de 2,1%, a 728 iuanes (100,64 dólares) por tonelada.

Na Bolsa de Cingapura, o minério de ferro de referência em setembro saltou 2,2%, para 103 dólares a tonelada, reduzindo as perdas do dia anterior.

  • Tchau, deflação: Depois da queda em junho, IPCA volta a subir 0,12% em julho: Entenda quais devem ser os efeitos para o Ibovespa no Giro do Mercado desta sexta-feira (11), é só clicar aqui para assistir.  Aproveite para se inscrever no nosso canal e fique ligado nas próximas lives, de segunda a sexta-feira, às 12h.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Reflexos no setor imobiliário chinês

Os números recentes solidificaram as tendências de contração do país na indústria e construção até julho, prejudicando as perspectivas de demanda por insumos de construção.

Os problemas do mercado imobiliário da China se aprofundaram, enquanto os embarques da Austrália aumentaram, apesar da baixa temporada de construção na segunda maior economia do mundo, disseram analistas do ANZ em nota.

Temores de que a gigante imobiliária chinesa Country Garden estava se preparando para uma reestruturação da dívida levou seus títulos a uma baixa recorde e aprofundou as preocupações com o cenário para o setor imobiliário na ausência de um apoio mais forte de Pequim.

Enquanto isso, os estoques de cinco principais itens de aço carbono mantidos por 184 siderúrgicas chinesas pesquisadas regularmente pela Mysteel aumentaram ainda mais entre 3 e 9 de agosto devido à fraca demanda, com o volume total subindo 4% em base semanal, para 4,55 milhões de toneladas.

*Com informações da Reuters