Minério de ferro fecha em alta na China em dia de balanço da Vale
O minério de ferro fechou em alta no mercado futuro em Dalian (China), em meio aos planos do governo chinês de aliviar a pressão sobre o setor de construção civil.
O contrato futuro da commodity metálica mais negociado em Dalian, referente ao mês de setembro, fechou em alta de 3,71%, cotado a 768 yuans a tonelada métrica. Na máxima do dia, o minério de ferro subiu quase 8%, indo a 798,50 yuans a tonelada métrica.
Para o ING, o setor imobiliário na China ainda enfrenta pressão. As políticas do governo chinês de desalavancagem do endividamento das incorporadoras para tornar a atividade mais sustentável deve resultar na retração da construção civil neste ano.
“Os gastos com infraestrutura podem ajudar a amenizar o golpe no setor, mas é improvável que compensem totalmente o impacto no crescimento econômico”, afirma a economista-chefe do ING para a China, Iris Pang.
Dia positivo para a Vale?
A alta do minério de ferro deve ajudar no desempenho das ações da Vale, que divulga hoje, após o fechamento do pregão, o resultado financeiro do segundo trimestre.
Na semana passada, a mineradora publicou um relatório de produção que decepcionou por causa das previsões (guidance).
Hoje, a mineradora anglo-australiana Rio Tinto sinalizou o fim da era de retornos recordes na mineração. A rival da empresa brasileira divulgou uma grande queda no lucro do primeiro semestre e reduziu em mais de 50% o pagamento de dividendos.
Além disso, a Vale anunciou hoje que assinou acordo vinculante com a ArcelorMittal para a venda da participação na Companhia Siderúrgica do Pecém.
?Money Times é Top 9 em Investimentos!?
Obrigado pelo seu voto! Graças a você, o Money Times está entre as 9 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Se você conta com o conteúdo do site para cuidar bem do seu dinheiro, continue votando e ajude o Money Times a se tornar o melhor portal de notícias de investimentos do Brasil. Contamos com o seu apoio. CLIQUE AQUI E VOTE!