Minério de ferro ensaia recuperação à espera de mais pistas sobre demanda
Os futuros de minério de ferro em Singapura subiram nesta sexta-feira, depois do menor fechamento desde novembro, com o mercado ainda no aguardo de mais clareza sobre a recuperação econômica incerta da China.
A matéria-prima siderúrgica chegou a subir até 2,2%, para US$ 100,70 a tonelada, ao final de uma semana de fortes oscilações.
A fraca recuperação do setor imobiliário da China continua sendo um obstáculo, e os preços do minério ainda amargam uma queda de quase 25% desde meados de março.
- Entre para o Telegram do Money Times! Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!
As margens da siderurgia “foram restauradas” e os cortes de produção nas usinas diminuíram, mas o minério de ferro ainda enfrenta uma situação de excesso de oferta e pressões contínuas de preços no médio prazo, segundo a Huatai Futures.
A Bloomberg Economics espera que o Banco Popular da China corte juros pela primeira vez desde agosto passado para estabilizar a economia.
Uma série de indicadores da atividade imobiliária na China, desde vendas de casas mais fracas até o número de casas não vendidas, destaca como o setor ainda está cambaleando.
A construção de imóveis e projetos de infraestrutura são o principal motor da demanda por aço na China. Tradicionalmente, o segundo trimestre representa a alta temporada de obras no país, após o fim do inverno, mas até agora a atividade parece não ter decolado.