Commodities

Minério de ferro em Dalian fecha em alta de 3,7% nesta quarta-feira

22 set 2021, 8:52 - atualizado em 22 set 2021, 8:52
Minerio de ferro
O minério de ferro de janeiro na Bolsa de Commodity de Dalian, na China, fechou em alta de 3,7%, a 668,50 yuanes (103,41 dólares) a tonelada (Imagem: REUTERS/Muyu Xu)

Os contratos futuros do minério de ferro na Ásia se recuperaram nesta quarta-feira, com o contrato de referência de Dalian saltando de uma mínima de 10 meses, mas ainda havia dúvidas se os ganhos poderiam ser sustentados devido ao colapso na demanda da China e à melhoria das perspectivas de oferta.

O minério de ferro de janeiro na Bolsa de Commodity de Dalian, na China, fechou em alta de 3,7%, a 668,50 yuanes (103,41 dólares) a tonelada, revertendo perdas anteriores que levaram o contrato mais ativo ao seu nível mais baixo desde 26 de novembro.

Os mercados chineses estiveram fechados na segunda e terça-feira por causa de um feriado.

Qualquer trégua nos preços não deve durar muito, já que as atenções se voltam para os embarques mais fortes do Brasil, superando a queda nos carregamentos australianos na semana anterior, disse Atilla Widnell, diretor-gerente da Navigate Commodities em Cingapura.

Na Bolsa de Cingapura, o contrato de outubro do ingrediente siderúrgico subia 15%, para 107,80 dólares a tonelada, às 8h38 (horário de Brasília).

O minério de ferro na bolsa SGX caiu 8% na segunda-feira em meio a preocupações com os riscos enfrentados pelo mercado imobiliário na China, maior produtora de aço do mundo, com a crise da dívida do Grupo Evergrande.

O minério de ferro spot na China caiu para 103 dólares a tonelada na semana passada, o menor valor em 14 meses, com base nos dados da consultoria SteelHome. Nesta quarta-feira, subiu 2 dólares, a 105 dólares a tonelada.

“Não há alívio na pressão de corte de produção, já que o governo está pedindo a mais províncias ao redor de Pequim que reduzam sua produção de aço para melhorar a qualidade do ar antes das Olimpíadas de Inverno do ano que vem”, disse o estrategista sênior de commodities da ANZ Daniel Hynes.

Mineração Minério de Ferro
O minério de ferro spot na China caiu para 103 dólares a tonelada na semana passada, o menor valor em 14 meses, com base nos dados da consultoria SteelHome (Imagem: Pixabay/PublicDomainPictures )

O vergalhão de aço para construção na Bolsa de Futuros de Xangai fechou em alta de 2,9%, enquanto a bobina laminada a quente subiu 1%. O aço inoxidável subiu 3,7%.

O carvão metalúrgico em Dalian atingiu seu limite de alta de 9% no fechamento, enquanto o coque avançou 6,4%, ainda apoiado em meio a preocupações com o fornecimento na China.

Compartilhar

TwitterWhatsAppLinkedinFacebookTelegram
reuters@moneytimes.com.br
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar