Minério de ferro de Dalian se recupera com preocupações sobre a oferta
Os contratos futuros do minério de ferro se recuperaram na segunda-feira (20), com o abrandamento de um sentimento de risco, enquanto os baixos estoques em meio ao aumento das necessidades de estocagem, a melhoria das margens do aço e as preocupações com interrupções no fornecimento ajudaram o mercado.
O minério de ferro de referência para dezembro, na bolsa de Cingapura, operava em alta, a 131,40 dólares a tonelada métrica.
O minério de ferro mais negociado na bolsa de Dalian, na China, encerrou o dia com alta de 0,47%, a 968 iuanes (134,24 dólares) a tonelada, após duas sessões de perdas.
“O aumento pode ter ocorrido porque alguns traders liquidaram suas posições vendidas após o ajuste para cima na margem. Também pode ser um teste para o apetite de compra”, disse Pei Hao, analista da corretora internacional FIS, com sede em Xangai.
- Javier Milei vence eleições argentinas; Confira as propostas econômicas do novo presidente e o que esperar dos mercados agora; é só clicar aqui e assistir ao Giro do Mercado
A bolsa de Dalian aumentou as exigências de margem para negociações especulativas de contratos futuros de minério de ferro de 13% para 15% a partir da liquidação em 20 de novembro.
“As preocupações com as interrupções no lado da oferta devido a uma possível greve na BHP, na Austrália, também desempenharam um papel importante”, acrescentou Pei.
A queda dos estoques também impulsionou o sentimento.
Os estoques do principal ingrediente da fabricação de aço nos principais portos chineses caíram 1,1% na semana, para 107,6 milhões de toneladas até 17 de novembro, de acordo com dados da consultoria Steelhome.